As pesquisas de boca-de-urna indicam esmagadoras vitórias do Sim nos plebiscitos sobre autonomia realizados hoje nos departamentos de Beni e Pando, na Bolívia, declarados ilegais pelo governo central de La Paz.
Em Beni, uma televisão privada citou uma pesquisa indicando 78% para o Sim, enquanto em Pando o número chegava a 83,2%.
Houve confrontos em Cobija, capital de Pando, entre camponeses que apóiam o presidente Evo Morales e moradores da cidade favoráveis à autonomia. A estrada liganda a capital, La Paz, a Beni, foi fechada.
"Esses estatutos são ilegítimos, ilegais, inconstitucionais e separatistas", protestou o ministro do Interior, Alfredo Rada.
O departamento mais rico do país, Santa Cruz, realizou seu referendo em 4 de maio, Um quarto departamento, Tarija, faz o seu para 22 de junho. Antes disso, os departamentos rebeldes negam-se a conversar com o governo. A radicalização aumenta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário