O regime stalinista da Coréia do Norte entregou ontem uma lista de suas instalações nucleares, sem incluir o enriquecimento de urânio e o possível estoque de armas que possa ter fabricado. Hoje, os norte-coreanos explodiram a torre de resfriamento do reator nuclear de Ionguibiom, onde produziu plutônio para o teste nuclear de 9 de outubro de 2006.
Última ditadura stalinista do mundo, a Coréia do Norte entrou em crise desde o colapso do comunismo e da União Soviética. Desde então, faz uma chantagem nuclear contra os Estados Unidos, na esperança de barganhar ajuda para salvar o regime.
Com as medidas anunciadas ontem e hoje, o grupo de seis países (Coréia do Norte, Coréia do Sul, China, EUA, Japão e Rússia) espera avançar ao desmantelamento total do programa nuclear militar norte-coreano e das armas que eventualmente tenha produzido.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário