O Irã tem mísseis de médio alcance capazes de atingir Israel, se este país lançar uma onda de bombardeios aéreos contra o programa nuclear do Irã, advertiu hoje o comandante da Guarda Revolucionária Iraniana, Mohammed Ali Jafari.
Um possível bombardeio dos Estados Unidos ou de Israel contra o Irã, que estaria desenvolvendo armas atômicas, é um dos motivos para a especulação que elevou o preço do barril de petróleo para US$ 143 na última sexta-feira, 27 de junho.
"Naturalmente, quando um país está sob ataque inimigo, usa toda a sua capacidade e todas as oportunidades para confrontar o inimigo", ameaçou Jafari.
Isto significa a mobilização total do povo iraniano e de aliados do Irã como o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) palestino ou a milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus) para atacar os EUA e Israel.
O Irã não tem poder de fogo para enfrentar os EUA, mas pode complicar a situação dos americanos no Iraque
"Pensando na principal rota de energia, o Irã agir decisivamente para impor seu controle sobre o Golfo Pérsico e o Estreito de Hormuz, por ondam passam 40% do petróleo exportado no mundo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário