segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ucrânia quer declarar Stalin genocida

Durante o processo de coletivização da agricultura imposto pelo ditador Josef Stalin, cerca de 3 milhões de pessoas morreram de fome na Ucrânia, o celeiro da União Soviética, em 1932 e 1933. Setenta e cinco anos depois, os ucranianos querem que a catástrofe, chamada de Holodomor, seja reconhecida como uma ação genocida de Stalin e da URSS.

A Rússia rejeita a campanha, alegando que russos e soviéticos de outras nacionalidades morreram na coletivização da agricultura em que Stalin transformou pequenos produtores em funcionários de grandes fazendas estatais. O resultado foi uma violenta queda na produção e fome.

Como historicamente a Ucrânia sempre foi uma grande produtora de cereais, lá o impacto da coletivização sobre a produtividade foi maior. Stalin aproveitou a situação de crise para esmagar mais alguns inimigos, no caso, os pequenos capitalistas do campo.

O Instituto da Memória Nacional da Ucrânia calcula que 3 milhões de pessoas morreram em meses, depois que Stalin puniu as fazendas coletivas por não atingirem as metas de produção de grãos em 1932. Toda a colheita e a comida foram confiscadas por tropas soviéticas

Para o diretor do instituto, Igor Yukhnovsky, o total de mortos pode ser de 9 milhões. O historiador argumenta que Stalin queria destruir a identidade nacional ucraniana.

"A terra é o berço da nação. Durante o Holodomor, a nação foi destruição e esse era o propósito fundamental", sustenta Yukhnovsky aos 82. "Agora que a Ucrânia recuperou seu Estado, a próxima coisa a fazer é restaurar nossa História".

Leia mais no jornal The Times, de Londres.

Um comentário:

nadja disse...

Eu estava procurando encontrar quando meus pais desembarcaram em Rio (1949-50. Chegaram da Alemanha em um navio "General Black" e eu gostaria de saber se ha alguma reportagem sobre essa chegada...parece que eu estava tocando gaitinha de boca e tiraram minha foto. Por acaso, vi esta reportgem sobre of Holodomor.

No You Tube tem bastante filmes, fotos sobre este genocida. Minha mae tinha 12 anos quando isto aconteceu. Obrigada pelo "post."

Do Parana, nos viemos para EEUU em 1961.
nadjamyro@yahoo.com