quinta-feira, 12 de junho de 2008

Reino Unido dá ultimato ao Brasil sobre vistos

O Reino Unido vai dar um ultimato a 11 países da África, Ásia e América Latina, inclusive o Brasil. Eles terão seis meses para combater a emigração ilegal. Caso contrário, seus cidadãos poderão ser submetidos a um processo rigoroso para obtenção de vistos.

Entre os países citados, estão o Brasil, a África do Sul, Malásia, Botsuana, Bolívia, Venezuela, Trinidade-Tobago, Maurício, Lesoto, Namíbia e Suazilândia. Seus cidadãos são acusados de ficar além do prazo do visto, falsificação de documentos e outros crimes, inclusive prostituição e tráfico de drogas.

No momento, os brasileiros não precisam de visto para entrar no país, mas os funcionários da imigração têm amplas prerrogativas para mandar quem não for cidadão europeu de volta no próximo vôo.

Para os adversários da proposta do Ministério do Interior, responsável pela polícia e o serviço de imigração, a medida criaria atrito com parceiros comerciais importantes e tiraria votos na candidatura da Inglaterra para sediar a Copa de 2018.

O Brasil é descrito pelo Ministério do Exterior "um ator global emergindo rapidamente, de grande importância para os interesses britânicos, econômicos, políticos e comerciais".

As relações com a Malásia são "fortes e profundas - especialmente nas áreas de comércio, investimento, ciência e educação". Há 11,5 malasianos em universidades britânicas. A África do Sul e Trinidade-Tobago apóiam a candidatura inglesa à Copa de 2018.

Nenhum comentário: