Os países ricos do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia) não estão cumprindo a promessa de dobrar a ajuda à África até 2010, acusou o Painel sobre Progresso da África, criado para monitorar as promessas de ajuda ao continente.
Esse grupo, presidido pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, com a participação do ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, do ex-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Michel Camdessus, e o roqueiro e militante contra a miséria Bob Geldof previu em relatório divulgado hoje faltarão US$ 40 bilhões.
No relatório Desenvolvimento da África: Promessas e Perspectivas, há uma advertência clara: "A crise de alimentos é séria e está criando uma situação de emergência humanitária. De imediato, o fornecimento de comida às pessoas mais vulneráveis do mundo só pode ser aumentando com maior ajuda financeira".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário