Um bombardeio aéreo dos Estados Unidos ou de Israel para tentar destruir o programa nuclear do Irã, suspeito de desenvolver armas atômicas, transformaria o Oriente Médio numa "bola de fogo", adverte o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o egípcio Mohamed el-Baradei. Ele ameaça renunciar ao cargo, se isto acontecer.
Na sua opinião, um ataque teria o efeito contrário ao esperado. O Irã aceleraria ainda mais as pesquisas para fabricar armas nucleares para garantir sua defesa.
El-Baradei comentava a notícia de que Israel fez uma grande manobra militar no Leste do Mar Mediterrâneo na primeira semana de junho como treinamento para um possível ataque ao Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário