Na primeira ofensiva contra extremistas muçulmanos desde a posse de um governo civil há três meses, as Forças Armadas do Paquistão bombardearam três acampamentos rebeldes. Sob pressão dos Estados Unidos, o novo governo rompe a trégua acertada com os islamitas radicais.
Os extremistas islâmicos estavam em guerra contra o governo paquistanês desde o assalto à Mesquita Vermelha de Islamabad, em julho do ano passado, em que morreram 154 homens. A operação provocou a Terceira Guerra do Waziristão, que matou 3 mil pessoas, e uma onda de atentados terroristas contra o Estado paquistanês que matou 500 pessoas, inclusive a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, em 27 de dezembro de 2008.
Quando assumiu, o governo civil negociou uma trégua, apesar das pressões americanas. Agora, os rebeldes anunciaram o fim do cessar-fogo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário