sábado, 28 de junho de 2008

Zimbábue dá posse a Mugabe amanhã

O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, será empossado amanhã como presidente reeleito para um sexto mandato.

A Comissão Nacional Eleitoral, que levou mais de um mês para divulgar o resultado do primeiro turno, vencido pela oposição, agora concluiu a apuração em um dia.

Nem os Estados Unidos nem a Europa reconhecem o novo governo. Em seu programa de rádio semanal, o presidente George Walker Bush revelou ter pedido à secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, para preparar uma série de sanções contra o governo do Zimbábue.

Essas sanções devem incluir um embargo à venda de armas, o congelamento de contas bancárias e propriedades da elite zimbabuana no exterior, e a proibição de viagens ao exterior.

Como a África do Sul, a China e a Rússia impediram a condenação do Zimbábue pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas por fraude eleitoral, podem bloquear a aprovação de sanções pelo ONU.

Nesta caso, os EUA e a União Européia devem aprovar sanções sozinhos.

No Egito, durante reunião de cúpula da União Africana, os países do continente defenderam um diálogo entre governo e oposição para formar um governo de união nacional, a exemplo do que aconteceu no Quênia depois da fraude na eleição presidencial de 27 de dezembro de 2007.

Nenhum comentário: