Diante do assassinato de pelo menos 85 de seus militantes durante uma campanha de intimidação sistemática, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC, do inglês), principal partido de oposição, desistiu de disputar o segundo turno da eleição presidencial no Zimbábue.
Ao justificar sua decisão, o candidato Morgan Tsvangirai, que venceu a eleição no primeiro turno mas não levou, alegou que "as eleições não seriam livres e limpas". O antigo líder sindical fez um apelo às Nações Unidas para que intervenham para restaurar a paz no Zimbábue, que vive um clima de guerra civil diante das táticas ditatoriais empregadas pelo governo para manter o poder a qualquer custo, inclusive assassinando adversários políticos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário