terça-feira, 17 de junho de 2008

Argentina faz grande panelaço contra Cristina

Os argentinos fizeram marchas de panelas vazias em diversos bairros de Buenos Aires e várias cidades do interior para pressionar a presidente Cristina Kirchner a negociar com os produtores rurais, que estão na quarta greve em pouco menos de cem dias de protesto o contra o aumento do imposto sobre exportações de grãos.

Na Praça de Maio, houve manifestações dos partidários do governo. Mas caciques do Partido Justicialista ou peronista estariam aproveitando a crise para abalar o poder do casal Kirchner, fortalecido desde que a presidente Cristina Kirchner sucedeu o marido na Presidência da Argentina, no fim do ano passado.

Aos gritos de "Argentina! Argentina!" e "Dialogo ya", com bandeiras e panelas vazias, os argentinos se reuniram nas esquinas para o grande panelaço, em Buenos Aires, nos bairros de Palermo, Belgrano, Recoleta, Barrio Nobre, Avellaneda, Olivos, Cabalito, Balvanera, Quilmes, Parque Patricios, San Cristóbal, Barracas, Flores e Almagro.

Como em vezes anteriores, a convocação foi feita por mensagens de texto de celulares.

No interior, houve panelaços em Córdoba, Rosário e Posadas. Em Gualeguaychú, onde o líder da Federação Agrária Argentina na província foi preso no sábado, houve um tratoraço.

Nenhum comentário: