O Japão quer reduzir as emissões de gás carbônico em 60% a 80% até 2050, ampliando a meta anterior, de 50%, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro Yasuo Fukuda, prometendo "construir uma sociedade de baixa emissão de gás carbônico de que possamos nos orgulhar". No momento, é o quinto país que mais emite gases que agravam o efeito estufa.
Em julho, o Japão sedia a reunião de cúpula do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), que terá como tema central a mudança do clima. Desde já, envia um recado aos parceiros.
Fukuda acredita que o Japão pode reduzir suas emissões em 14 % até 2020. Ele também defendeu o desenvolvimento do mercado de créditos de carbono, para que países e empresas possam negociar suas cotas de poluição.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário