Os imigrantes sem direito de permanência na União Européia podem ser presos durante até um ano e meio, período máximo do processo de expulsão. Eles podem ser detidos por uma simples ordem administrativa. Se forem expulsos, não poderão voltar por cinco anos.
Essas medidas fazem parte de uma nova lei aprovada hoje pelo Parlamento Europeu para aplicar a linha-dura na política da imigração, harmonizando em linhas gerais as legislações.
No caso de menores, as prisões administrativas devem ser referendadas pela autoridade judicial dentro de 72 horas.
O texto foi aprovado como veio do Conselho de Ministros do Interior. A bancada socialista fracassou em sua tentativa de suavizar o projeto. Suas emendas foram rejeitadas.
Dos 662 eurodeputados registrados para votar, 369 foram a favor da proposta, 197 contra e 106 votaram em branco. Votaram em massa pela proposta os deputados conservadores e liberais, com os socialistas divididos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário