terça-feira, 17 de junho de 2008

Al Gore apóia Obama para presidente dos EUA

O ex-vice-presidente Albert Gore Jr., candidato derrotado pelo presidente George Walker Bush no Colégio Eleitoral em 2000, apoiou hoje oficialmente a candidatura do senador Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos.

Em comício em Detroit, no estado de Michigan, Gore disse que depois de oito anos desastrosos sob George W. Bush é horar de mudar, "depois da pior política externa da História dos EUA, é hora de mudar - e esta mudança é Barack Obama", discursou o ex-vice-presidente nos governos Bill Clinton (1993-2001).

Antigo militante ecológico, Gore esteve no Rio de Janeiro na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, em julho de 1992. Nos últimos anos, destaca-se na luta contra o aquecimento da Terra. Ganhou inclusive um Oscar pelo documentário Uma Verdade Inconveniente, sobre o agravamento do efeito estufa.

Gore veio ao Rio para fazer sombra ao então presidente George Bush, o pai do atual presidente. Bush foi contra os acordos sobre o clima e a biodiversidade, porque achava que seriam novas regulamentações prejudiciais aos negócios de empresas americanas.

Os países árabes exportadores de petróleo, liderados pela Arábia Saudita, também eram contra. Mas a Rio-92 aprovou a Convenção sobre Mudança do Clima. Era o início do processo que levou ao Protocolo de Quioto, mais uma vez, rejeitado pelos EUA.

Nenhum comentário: