O maior rio dos Estados Unidos rompeu mais 20 barreiras hoje e vai alagando os melhores solos dos EUA; outras 30 barreiras estão em perigo. Em alguns trechos, o rio está 11,5 metros acima do nível normal.
Depois do milho, há previsões de que a lavoura de soja também seja fortemente atingida, o que vai mexer no preço. Iowa e Illinois, onde 2 milhões de hectares cultivados estão debaixo d’água, produzem um terço da soja e do milho dos EUA. Os prejuízos passam de US$ 5 bilhões.
Milhares de pessoas estão em fuga.
O presidente George Walker Bush visitou hoje a região e sobrevoou de helicóptero a área alagada. Aproveitou para reforçar a promessa de ajuda federal.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário