O juiz de instrução Baltasar Garzón prorrogou a prisão de Guennadios Petrov, descrito pela Procuradoria Anticorrupção da Espanha como um "dirigente qualificado" de uma das máfias russas mais importantes do mundo.
Garzón foi à cidade de Málaga interrogar os detidos na Operação Troika contra as máfias russas em atividade na Espanha, lançada na na sexta-feira, 13 de junho de 2008, quando foram presos pelo menos 20 suspeitos.
A gangue desbaratada na Espanha é considerada a quarta maior do mundo. Os suspeitos têm antecedentes em toda a Europa por assassinato, extorsão, tráfico de armas e drogas, associação ilícita, corrupção, tráfico de influência, contrabando de cobalto e de tabaco, intimidação e lavagem de dinheiro.
Em 1998, quando o ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi pela primeira vez à Inglaterra sem a imunidade que tinha como comandante do Exército do Chile, havia um mandado de prisão contra ele expedido pelo juiz Garzón, por diversos crimes contra os direitos humanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário