O número total de refugiados no mundo inteiro atingiu o recorde de 67 milhões no ano passado, revelou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, que atende a 25 milhões.
"Depois de um declínio entre 2001 e 2005, vimos dois anos de alta, 2006 e 2007. É preocupante", observou o alto comissário da ONU, António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal. "No momento, ainda temos uma mistura complexa de desafios globais que pode levar a mais deslocamentos forçados no futuro."
Por nacionalidade, o maior contingente é afegão, cerca de 3,1 milhões de refugiados. Em segundo lugar, vem 2,3 milhões de iraquianos. Só nas vizinhas Síria e Jordânia, há 2 milhões de refugiados iraquianos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário