Depois de um reajuste da gasolina para compensar a alta nos preços internacionais do petróleo, a inflação anual na Índia pulou para 11%. É o maior índice de crescimento de preços em 13 anos.
Foi um "choque de dois dígitos", como definiu um canal da televisão indiana. O ministro das Finanças, Palaniappan Chidambaram, prometeu duras medidas contra a inflação, o que causou medo no mercado de aumento nos juros e derrubou a Bolsa de Valores de Mumbai em 3,45% para a cotação mais baixa do ano.
O Partido Bharatiya Janata, nacionalista hindu, de oposição, deixou claro que vai usar as crises do petróleo e dos alimentos na campanha. Exigiu a renúncia imediata do governo do primeiro-ministro Manmohan Singh, do Partido do Congresso, "para o bem da nação".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário