quarta-feira, 11 de junho de 2008

Greve já provoca desabastecimento na Espanha

Depois de três dias de greve dos caminhoneiros, a Espanha já enfrenta problemas de abastecimento de combustíveis e alimentos.

Ontem, pelo menos duas pessoas morreram, um espanhol e um português, nos piquetes das paralisações contra o aumento nos preços da gasolina e do óleo diesel na Europa. Em outro incidentes, três caminhões foram incendiados ontem à noite em Alicante, na Espanha. Um caminhoneiro ficou gravemente queimado.

Houve minuto de silêncio na Espanha. Em homenagem ao colega morto, todos os caminhões foram convidados a parar. Na capital espanhola, Madri, a polícia usou o guincho para desobstruir auto-estradas, mas os grevistas prometeram bloquear outras.

Em Almería, os pequenos agricultores fizeram que protestavam contra os preços dos combustíveis enfrentaram a polícia numa batalha campal. Os policiais usaram cassetetes, mas foram obrigados a recuar diante da fúria dos produtores rurais.

Um porta-voz da Presidência da Comissão Européia declarou em Bruxelas que o problema é estrutural, causado pelo aumento nos preços do petróleo, não restando nada a fazer a não ser se adaptar.

Nenhum comentário: