O grupo extremista Jihad Islâmica para a Libertação da Palestina disparou três foguetes ontem da Faixa de Gaza contra Israel, ameaçando a trégua entre o governo israelense e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). Foi uma retaliação contra a morte de dois militantes da Jihad Islâmica mortos por agentes de Israel na Cisjordânia, inclusive o comandante Tarik Juma Abu Ghali.
A trégua negociada pelo Egito, que entrou em vigor na quinta-feira, 19 de junho de 2008, exige que o Hamas, que controla militarmente Gaza há mais de um ano, pare de atacar Israel e impeça que o território seja usado como base para bombardear Israel.
No final de sua visita a Israel, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, levou um susto. Na cerimônia de despedida, ouviu-se um tiro. Sarkozy e sua mulher embarcaram rapidamente. Um soldado israelense se matara.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário