O governo George W. Bush fez tudo para sabotar as negociações de paz entre Israel e a Síria, retomadas depois de oito anos com a mediação da Turquia, maior aliada de Israel no mundo muçulmano. Divulgou detalhes de um bombardeio israelense a uma suposta instalação nuclear síria oito meses antes, em 6 de setembro. Mas a Síria insiste: para as negociações terem credibilidade, os Estados Unidos precisam se envolver.
"A paz entre a Síria e Israel pode ser alcançada, mas exige o compromisso total dos EUA", declarou o embaixador sírio em Washington, Imad Moustapha. Ele afirma que "a Síria tem interesse genuino em melhorar as relações com os EUA".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário