Ao abrir a Conferência de Cúpula sobre Segurança Alimentar promovida pela Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) em Roma, na Itália, o secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki Moon, pediu o fim das barreiras e restrições ao comércio agrícola para que o mundo possa dobrar a produção mundial de alimentos até 2030, quando mundo terá 9 bilhões de habitantes.
O diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, reclamou que o mundo gastou US$ 1,2 trilhão em armas no ano passado mas os países doadores não encontram US$ 30 bilhões para matar a fome de 862 milhões de pessoas que não conseguem se sustentar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá!
Gostaria apenas de dizer a quem gostaria de saber mais sobre este assunto que os livros de Joseph E. Stiglitz acerca da Globalização são muito elucidativos.
Enquanto ele explica, com uma linguagem muito simples, como as instituições internacioanais (FMI, BIRD e OMC)têm utilizado a globalização para benefício de uns em detrimento de outros, ele vai falando acerca dos termos de troca internacionais(do GATT, do TRIPS, etc).
Acho que aprendi em 3 capítulos de um livro dele o que não aprendi num ano todo na disciplina de Economia Internacional... rsrsrsrs
Boa sorte com o blog, gostei muito!
Postar um comentário