Pelo menos 18 pessoas morreram quando uma picape carregada de explosivos explodiu num bairro xiita da capital do Iraque, na quarta-feira, 4 de junho.
Inicialmente o incidente mais letal dessa natureza em meses em Bagdá foi considerado um atentado-terrorista suicida. O carro teria sido jogado contra a casa de um policial no distrito de Chaabe, uma área predominantemente xiita próxima à Cidade de Sáder.
Mais tarde, a polícia afirmou ter sido um acidente. Dois membros de uma milícia estariam transportando foguetes de um esconderijo para outro quando a carga explodiu. Os foguetes são do tipo utilizados pelas milícias xiitas para atacar a ultrafortificada Zona Verde de Bagdá.
A explosão deixou uma cratera de cinco metros de diâmetro e mais de 50 feridos com vida. Oito casas próximas desabaram numa pilha de escombros. Os parentes e amigos choravam. Enquanto o veículo pegava fogo, disparava balas em várias direções. Os dois milicianos estavam armados com rifles Kalachnikov.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário