A partir de 1º de julho de 2007, será proibido fumar em todos os locais de trabalho e ambientes públicos fechados da Grã-Bretanha, anunciou ontem a ministra da Saúde da Grã-Bretanha, Patricia Hewitt. A Inglaterra vai adotar medidas já aprovadas na Escócia e na Irlanda. A Irlanda do Norte e o País de Gales devem banir o fumo em locais públicos fechados em abril.
"Milhares de vidas serão salvas e a saúde de milhares de pessoas será protegida", afirmou a ministra. "Esta lei ajudará a evitar mortes desnecessárias provocadas todos os anos pelo fumo indireto e criará um ambiente mais favorável para os fumantes que desejam se livrar do vício."
Não será mais permitido fumar em escritórios, fábricas, lojas, pubs, restaurantes, clubes privativos, veículos de transporte público e veículos de trabalho utilizados por mais de uma pessoa.
As áreas criadas em locais fechados para abrigar fumantes, comuns em muitos ambientes de trabalho, deixarão de existir. Os fumantes terão de ficar a céu aberto para acenderam um cigarro.
Os pubs preparam-se para a nova lei desde que o governo apresentou seus planos, dois anos atrás. Muitos construíram abrigos para os fumantes em seus jardins e áreas de entrada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário