O presidente da Câmara, o republicano Dennis Hastert, acaba de reconhecer a derrota do Partido Republicano. Ele deve ser substituído pela democrata ultraliberal Nancy Pelosi, que será a primeira mulher a presidir a Câmara dos Representantes dos EUA.
Para o Senado, os senadores republicanos estão vencendo seus desafiantes democratas nos quatro estados que podem decidir a eleição: Missouri, Montana, Tennessee e Virgínia. Os democratas precisam vencer em pelo menos três destes estados.
A perda da maioria na Câmara é uma séria derrota para o presidente George W. Bush, que será obrigado a negociar com a oposição para aprovar seus projetos na Câmara. Os republicanos dominavam a Câmara desde 1994, depois de décadas de controle democrata.
Mas o vice Dick Cheney já avisou: nada muda na política para o Iraque.
ÚLTIMO PLACAR
Na Câmara: democratas 181-144 republicanos
No Senado: democratas 48-46 republicanos
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário