A rede terrorista Al Caeda, liderada por Ossama ben Laden, denunciou hoje a visita do papa Bento XVI à Turquia como "parte de uma nova cruzada contra o islamismo". Em resposta, o Vaticano declarou que estes comentários evidenciam a necessidade de combater "a violência praticada em nome de Deus".
Com espírito conciliador, além de dizer que "o Islã é uma religião de paz", o papa defendeu o ingresso da Turquia na União Européia, que praticamente congelou as negociações de acesso.
As cruzadas foram guerras travadas na Idade Média entre muçulmanos e cristãos que tentavam recuperar o controle sobre Jerusalém.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário