segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Ortega pode ganhar no primeiro turno na Nicarágua

O ex-guerrilheiro e ex-presidente Daniel Ortega (1979-90), da Frente Sandinista de Libertação Nacional, pode ganhar a eleição presidencial de ontem na Nicarágua no primeiro turno. Apurados 40% dos votos, Ortega lidera com 41,1%, seguido pelo banqueiro e ex-ministro do Exterior e da Fazenda Eduardo Montealegre, apoiado pelos Estados Unidos, com 32,7%.

Pela nova lei eleitoral nicaragüense, alterada para favorecer Ortega, para ganhar no primeiro turno, um candidato precisa de no mínimo 35% dos votos e uma vantagem de pelo menos cinco pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Ortega era um dos nove comandante da FSLN, que derrubou o ditador Anastasio Somoza Debayle em 19 de julho de 1979, depois de dez anos de guerra civil. Como eram dois Ortegas na junta, Daniel acabou sendo eleito presidente

O líder sandinista aliou-se ao ex-presidente direitista Arnoldo Alemán, que está em prisão domiciliar por corrupção, e a um ex-comandante dos contra-revolucionários que tentaram derrubá-lo nos anos 80, com ajuda do então presidente americano Ronald Reagan. Tem o apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Nenhum comentário: