O presidente egípcio, Hosni Mubarak, prometeu reformas democráticas neste domingo mas advertiu que manterá suas responsabilidades pelo resto da sua vida. Num discurso importante na reabertura do parlamento, Mubarak afirmou que seu país não precisa de permissão de ninguém para desenvolver a energia nuclear.
"Vou submeter uma emenda ao Artigo 76 da Constituição", anunciou o presidente do Egito. Este artigo estabelece as normas para a eleição presidencial. Pela regra atual, só o partido oficial tem número suficiente de deputados para lançar candidatos à Presidência.
A referência à questão nuclear causa preocupações porque Israel já tem a bomba e suspeita-se que o Irã esteja desenvolvendo armas atômicas. Isto ameaça provocar uma corrida nuclear no Oriente Médio, com outras potências regionais como o Egito e a Síria tentando fazer a bomba para evitar o predomínio do Irã entre os países muçulmanos da região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário