O economista nacionalista de esquerda Rafael Correa ganhou a eleição presidencial no Equador. A apuração inicial e três pesquisas de boca-de-urna lhe dão a vitória sobre o homem mais rico do país, o magnata da banana Álvaro Noboa, no segundo turno, realizado neste domingo.
Apurados 50% dos votos, Correa, que moderou o discurso no segundo turno e evitou comparações com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tinha 68% dos votos válidos. Noboa, que no final da campanha usou um discurso anticomunista acusando Correa de dividir o país, teve 32% mas vai pedir à Justiça a recontagem dos votos.
Correa prometeu acabar com a base militar americana de Manta, a única na América do Sul, suspender as negociações de livre comércio com os Estados Unidos e se aproximar do Mercosul. Na linha de Chávez, entende que a Comunidade Andina de Nações acabou por causa dos acordos de livre comércio com os EUA firmados pela Colômbia e pelo Peru.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário