A oposição democrata conquistou a vaga de senador pelo estado de Pensilvânia, na sua primeira grande vitória nas eleições intermediárias de ontem nos Estados Unidos. O desafiante Bob Casey derrotou o senador Rick Santorum.
Pela primeira vez em mais de uma década, os democratas reconquistaram os governos dos estados de Massachusetts e Ohio. Também levam vantagem na Câmara mas até agora foram divulgados poucos resultados de distritos realmente disputados.
Alguns senadores conhecidos se reelegeram sem problemas, como os democratas Ted Kennedy, em Massachusetts, e Hillary Clinton, em Nova Iorque; e o republicano Richard Lugar em Indiana. Duas eleições decisivas serão em Montana e Virgínia.
Para reconquistar a maioria na Câmara, os democratas precisam de 15 deputados a mais do que têm hoje; as pesquisas indicam que conseguirão. No Senado, precisam de mais seis cadeiras além das que tem hoje. Esta é a grande dúvida sobre o resultado desta eleição.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário