Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da Rússia, Vladimir Putin, chegaram a um acordo, durante a reunião do fórum Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) em Hanói, no Vietnã, que abre caminho para a Rússia entrar para a Organização Mundial do Comércio. As negociações de acesso podem ser concluídas em 2007.
Há 13 anos, a Rússia pediu ingresso no sistema multilateral de comércio. Agora, concordou em eliminar restrições às importações de carnes de gado, porco e aves dos EUA, cortar tarifas de importação de uma longa lista de produtos agrícolas e industriais, abrir o setor de serviços a empresas estrangeiras, e combater a pirataria e a falsificação.
A representante comercial dos EUA, Susan Schwab, saudou o acordo dizendo que "a plena integração da Rússia na economia global não é de interesse só da Rússia. É também do interesse dos EUA".
A Rússia era a única grande economia fora do sistema multilateral de comércio, que passou a ter 150 países-membros com a recente aprovação do ingresso do Vietnã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário