Pelas projeções da rede de TV CNN, a oposição democrata vai eleger os 15 deputados a mais que precisa para voltar a ter maioria na Câmara de Representantes, que perdeu em 1994. Já estão eleitos 165 deputados democratas e 137 republicanos.
No Senado, os democratas precisam ganhar mais três cadeiras dos republicanos. O placar no momento é 48-46 para os democratas.
Analistas da mais conservadora Fox TV previam que com uma maioria apertada será difícil aprovar qualquer projeto no Senado, enquanto o excelente repórter John King, da CNN, previa que, com a eleição de mais deputados democratas por Indiana, Connecticut e Pensilvânia, a bancada republicana será mais sulista e mais conservadora. Isto pesa em votações sobre armas, homossexualismo, aborto, pesquisa com células-tronco embrionárias e outras questões morais.
O vice-presidente Dick Cheney já adiantou que nada mudará na política sobre o Iraque, que ele considera uma prerrogativa do Executivo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário