O Partido Democrata já ganhou do Partido Republicano - nos estado da Pensilvânia, de Ohio e de Rhode Island - três das seis cadeiras que precisa para conquistar a maioria no Senado dos Estados Unidos, se não perder nenhuma das que tem hoje.
Como devem reeleger seus senadores por Nova Jérsei e Maryland, os democratas precisam de três vitórias em quatro eleições disputadíssimas, nos estados de Missouri, Montana, Tennessee e Virgínia.
Na Câmara, é mais provável uma vitória democrata.
Se perder a maioria nas duas casas do Congresso, o presidente George W. Bush será o que os anglo-americanos chamam de um "pato manco", um político em fim de carreira, sem maioria no Congresso nem prestígio popular para emplacar suas propostas.
Mesmo assim, ninguém deve se iludir, alertou um analista americano: as eleições podem ser sido um plebiscito sobre a Guerra do Iraque e a política externa de Bush. Mas ele vai continuar mandanto na política externa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário