terça-feira, 7 de novembro de 2006

Ortega está a um passo da Presidência da Nicarágua

O ex-guerrilheiro e ex-presidente Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional, está praticamente reeleito presidente da Nicarágua. Com 61,83% dos votos apurados, Ortega lidera com 38,59% dos votos válidos, contra 30,94% de Eduardo Montealegre, da Aliança Liberal Nicaragüense, e 22,93% de José Rizo, do Partido Liberal Constitucionalista.

Pela nova lei eleitoral, alterada para favorecer Ortega, um candidato ganha no primeiro turno se tiver pelo menos 40% dos votos válidos ou pelo menos 35% e uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Ortega governou a Nicarágua desde a vitória da revolução sandinista sobre a ditadura de Anastasio Somoza, em 19 de julho de 1979, até sua derrota para Violeta Chamorro, em 1990. Desde então, tenta voltar ao poder, sem sucesso. Agora, além da reforma eleitoral, aliou-se a um comandante dos rebeldes contra-revolucionários que tentaram derrubá-lo nos anos 80 e ao ex-presidente conservador Arnoldo Alemán, que está em prisão domiciliar por corrupção.

Os EUA apoiam Montealegre, um banqueiro e ex-ministro do Exterior e da Fazenda. Ortega tem o apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Nenhum comentário: