segunda-feira, 20 de novembro de 2006

APEC pede retomada das negociações de Doha

O fórum Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC, do inglês) pediu a retomada das negociações de liberalização comercial da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio, no final de sua reunião de cúpula anual, realizada desta vez em Hanói, no Vietnã. A APEC reúne 21 países da orla do Pacífico na América, na Ásia e na Oceania, inclusive os Estados Unidos, a Rússia, a China, o Japão e a Austrália.

Outra questão importante foi a explosão atômica da Coréia do Norte. Os EUA não conseguiram uma condenação forte do teste nuclear norte-coreano. Ao lado do Japão, adotam uma posição mais dura, enquanto a China, a Coréia do Sul e a Rússia preferem uma atitude mais conciliatória para não reforçar a paranóia do regime comunista norte-coreano.

Coube ao presidente vietnamita Nguyen Minh Triet, como anfitrião da cúpula da APEC, pedir à Coréia do Norte que renuncie à bomba.

Em comunicado oficial, os líderes reunidos em Hanói pediram a total implementação das sanções contra o regime stalinista de Pionguiangue e exigiram que a Coréia do Norte cumpra um acordo de setembro de 2005 em que se comprometeu a abrir mão de armas nucleares em troca de garantias de segurança e ajuda. "Queremos medidas concretas para o desarmamento nuclear norte-coreano", disse o presidente vietnamita.

Na próxima quinta-feira, os 150 países membros da OMC tentam retomar as negociações de Doha, estagnadas pela falta de concessões dos países ricos em agricultura e dos países em desenvolvimento em indústria e serviços.

Com a paralisação das negociações globais, aumenta o número de acordos comerciais regionais e bilaterais. Há propostas para transformar a APEC numa área de livre comércio, que seria a maior mundo, mas por causa da enorme diversidade de seus países as negociações seriam longas.

Nenhum comentário: