Os Estados Unidos devem partir para uma diplomacia regional agressiva no Oriente Médio, inclusive com uma abertura de diálogo com o Irã e a Síria, seus maiores inimigos entre os países da região. A recomendação está no rascunho do documento final do Grupo de Estudos sobre o Iraque, co-presidido pelo ex-secretário de Estado republicano James Baker e o ex-deputado democrata Lee Hamilton, revelado pelo jornal The New York Times.
No início dos trabalhos, Baker lembrou que, como secretário de Estado do pai de Bush, conversou com a Síria, que aderiu à coligação formada para expulsar os iraquianos do Kuwait. Em troca, os EUA consentiram com a dominação síria sobre o Líbano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário