O primeiro-ministro Tony Blair visitou hoje as tropas britânicas no Afeganistão, que com o ressurgimento dos talebãs estão enfrentando os mais duros combates travados por soldados do Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial.
Blair reafirmou o compromisso do Reino Unido com o Afeganistão e descreveu a base onde esteve, em meio ao deserto, como uma frente de combate na guerra contra o terrorismo: "Aqui está sendo traçado o destino do século 21".
É difícil acreditar nisso mas a guerra continua. A visita anterior de Blair ao Afeganistão tinha sido para festejar a vitória contra o regime fundamentalista da Milícia dos Talebã (Estudantes), que abrigava a rede terrorista Al Caeda.
Cinco anos depois, o Afeganistão tem um presidente eleito, Hamid Karzai, mas sua autoridade não vai além da capital, Cabul. O poder no interior continua nas mãos de senhores da guerra que foram aliados dos Estados Unidos, criando vácuos de poder onde ressurgiram os talebã
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário