As forças britânicas devem transferir aos iraquianos o controle da segurança em Bássora, a cidade mais importante do Sul do Iraque, até meados do ano que vem, anunciou ontem à Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico a ministra do Exterior, Margaret Beckett. Ela afirmou que a transição está em andamento, prevendo que em breve os Estados Unidos entregarão aos iraquianos o controle sobre a província de Najaf.
"Na área sob nossa responsabilidade, esperamos entregar a região de Maysan em janeiro e o progresso da operação em Bássora nos dá confiança de que seja possível concluir a transição naquela província na próxima primavera" no Hemisfério Norte (março a junho), afirmou Margaret Beckett.
Mas um porta-voz do Ministério da Defesa considerou "muito cedo para dizer" que impacto a transferência terá sobre o número de soldados britânicos, alertando que as forças britânicas manterão "um papel de supervisão e treinamento" de soldados e policiais iraquianos.Acrescentou que a transição depende das condições e ainda não está garantida.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário