O ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani anunciou ontem que abriu um escritório para arrecadar dinheiro e organizar sua campanha para lutar pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2008.
Giuliani ficou conhecido nos anos 80 quando era promotor público em Nova Iorque e colocou vários mafiosos na cadeia. Em 1989, foi candidato a prefeito pela primeira vez, perdendo por margem estreita para o prefeito democrata David Dinkins. Ganhou em 1993 e, depois de aplicar o programa de tolerância zero que reduziu sensivelmente a violência, foi reeleito com uma ampla vitória em 1997.
Com câncer na próstata e abalado pelo divórcio, Giuliani desistiu de disputar com a primeira-dama Hillary Clinton uma das cadeiras no Senado pelo estado de Nova Iorque.
Mas em 11 de setembro de 2001, o pior dia da história da cidade, enquanto o presidente George Walker Bush se escondia de uma possível segunda onda de ataques, foi Giuliani que assumiu uma postura presidencial e coordenou o socorro às vítimas e o rescaldo da tragédia.
Nas pesquisas entre eleitores republicanos, que devem indicar o candidato em prévias e convenções, Giuliani aparece em primeiro lugar, com 29%, seguido pelo senador John McCain, que também manifestou a intenção de criar um escritório de arrecadação, com 27% e pelo ex-presidente da Câmara Newt Gingrich com 14%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário