terça-feira, 14 de novembro de 2006

Giuliani lança candidatura à Casa Branca em 2008

O ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani anunciou ontem que abriu um escritório para arrecadar dinheiro e organizar sua campanha para lutar pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2008.

Giuliani ficou conhecido nos anos 80 quando era promotor público em Nova Iorque e colocou vários mafiosos na cadeia. Em 1989, foi candidato a prefeito pela primeira vez, perdendo por margem estreita para o prefeito democrata David Dinkins. Ganhou em 1993 e, depois de aplicar o programa de tolerância zero que reduziu sensivelmente a violência, foi reeleito com uma ampla vitória em 1997.

Com câncer na próstata e abalado pelo divórcio, Giuliani desistiu de disputar com a primeira-dama Hillary Clinton uma das cadeiras no Senado pelo estado de Nova Iorque.

Mas em 11 de setembro de 2001, o pior dia da história da cidade, enquanto o presidente George Walker Bush se escondia de uma possível segunda onda de ataques, foi Giuliani que assumiu uma postura presidencial e coordenou o socorro às vítimas e o rescaldo da tragédia.

Nas pesquisas entre eleitores republicanos, que devem indicar o candidato em prévias e convenções, Giuliani aparece em primeiro lugar, com 29%, seguido pelo senador John McCain, que também manifestou a intenção de criar um escritório de arrecadação, com 27% e pelo ex-presidente da Câmara Newt Gingrich com 14%.

Nenhum comentário: