segunda-feira, 25 de abril de 2016

Extremistas muçulmanos matam refém canadense nas Filipinas

Rebeldes muçulmanos do grupo Abu Sayyaf (Portador da Espada) mataram um canadense sequestrado em setembro de 2015 no Sul das Filipinas, revelou hoje o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. A cabeça de John Ridsdel foi encontrada numa rua da remota ilha de Jolo horas depois do prazo final do ultimato dos rebeldes.

Os sequestradores exigiam dinheiro para libertar Ridsdel, mas o governo canadense adota uma política de não pagar resgate a terroristas. Trudeau descreveu a morte como um "assassinato a sangue frio".

As Filipinas são um país majoritariamente católico, mas os muçulmanos são maioria em algumas áreas do Sul, onde travam uma longa guerra civil em que 140 mil pessoas foram mortas nos últimos 40 anos.

Em 2014, o governo assinou um tratado de paz com a Frente Moro de Libertação Islâmica, mas o Congresso acaba de adiar a aprovação final da Lei Básica de Bangsamoro, um aspecto central do acordo, que daria aos rebeldes a oportunidade de criar um governo autônomo em parte das ilhas de Mindanau.

Nenhum comentário: