domingo, 14 de fevereiro de 2016

Candidatos democratas: Obama deve nomear juiz da Suprema Corte

Diante das ameaças de obstrução do Partido Republicano, que tem maioria na Câmara e no Senado, os aspirantes à candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em novembro de 2016 defenderam o direito do presidente Barack Obama de nomear o próximo ministro da Suprema Corte.

O ministro Antonin Scalia, o grande intelectual da ala mais conservadora do tribunal, morreu ontem aos 79 anos no Texas. Se Obama indicar um juiz liberal, os conservadores perdem a atual maioria de 5 a 4 no supremo tribunal americano. Por isso, os republicanos parecem determinados a barrar a indicação, que precisa ser aprovada pelo Senado.

Obama declarou ontem que é seu dever constitucional como presidente indicar um novo juiz, a ser sabatinado e aprovado ou não pelo Senado.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton se limitou a dizer: "Barack Obama é o presidente dos EUA até 20 de janeiro de 2017." Seu oponente, o senador socialista Bernie Sanders, foi irônico: "Os republicanos estão reinterpretando a Constituição para dizer que um presidente democrata não pode nomear ministros para a Suprema Corte.

A Batalha da Suprema Corte promete ser o grande duelo final de Obama com um Congresso hostil e conservador. Em plena campanha eleitoral, será um desafio a mais para o primeiro presidente negro da história dos EUA.

Nos últimos 40 anos, a nomeação que levou mais tempo a ser confirmada pelo Senado foi a do ministro Clarence Thomas, o segundo negro a chegar ao tribunal. Foram 109 dias. Obama tem mais de 300 dias de governo pela frente.

Nenhum comentário: