quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ministra da Justiça da França pede demissão

Em protesto contra a decisão do governo de cassar a nacionalidade de franceses com dupla cidadania condenados por terrorismo, a ministra da Justiça da França, Christiane Taubira, pediu demissão hoje. Ela será substituída pelo deputado Jean-Jacques Urvoas, que presidia a Comissão de Justiça da Assembleia Nacional, noticiou o jornal Le Monde.

"Escolhi ser fiel a mim mesma, a meus engajamentos, a meus combates e a minhas relações com os outros", declarou Taubira, alegando ter um "desacordo político maior" em relação ao projeto defendido pelo primeiro-ministro Manuel Valls.

Ao fazer um balanço de sua atuação como ministra, ele citou avanços como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, as reformas penal e da justiça, e o aumento do orçamento do Ministério da Justiça. "Às vezes, resistir é ficar; às vezes, resistir é partir. Por fidelidade a si e a nós. Pela última palavra à ética e ao direito", escreveu Taubira no Twitter.

Sua saída fortalece a posição do primeiro-ministro Valls, considerado liberal demais pela ala mais à esquerda do Partido Socialista, à qual pertence Taubira. É mais um sinal da marcha do governo socialista para o centro em busca dos votos dos independentes e de barrar o avanço da neofascista Frente Nacional.

Nenhum comentário: