sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nigéria vai comandar força regional contra Boko Haram

A Nigéria vai liderar uma força conjunta de países da África Ocidental para lutar contra a milícia terrorista muçulmana Boko Haram sob o comando de um nigeriano, decidiu ontem uma reunião de cúpula realizada em Abuja. É um sinal claro da determinação do novo presidente nigeriano, Mahummadu Buhari, de combater a insurreição jihadista.

Buhari, um ex-ditador de 72 anos convertido à democracia que chegou ao poder depois de perder três eleições, tomou posse em 29 de maio de 2015 e estabeleceu como prioridade derrotar o Boko Haram. Desde então, pelo menos 150 pessoas foram mortas na guerra civil da milícia jihadista, que luta para impor a lei islâmica à África Ocidental.

Há três dias, 43 pessoas morreram em ataques a três vilas do estado de Borno, no Nordeste da Nigéria, principal foco da rebelião.

A Força Conjunta de Intervenção Multinacional terá 8,7 militares e policiais sob o comando de um general da Nigéria. O subcomandante será de Camarões e o chefe do Estado-Maior, do Chade. O Benin e o Níger também participam.

Eles entram em ação em 30 de julho. Substituem a aliança formada por Nigéria, Níger, Chade e Camarões, que conseguiu uma série de vitórias contra o Boko Haram nos últimos quatro meses. Desde 2009, a guerra civil deflagrada pela milícia causou a morte de mais de 15 mil pessoas.

O grupo Boko Haram, que significa repúdio à educação ocidental, anunciou recentemente uma aliança com o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, mas isso foi interpretado mais como um sinal de fraqueza do que uma aliança efetiva com apoio financeiro, logístico e militar.

Nenhum comentário: