A Força Aérea da Turquia fez novos bombardeios contra guerrilheiros ligados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Norte do Iraque, anunciou em nota o comando das Forças Armadas turcas.
O alvo foram posições do grupo na região de Assavin-Bassyan.
Desde o atentado com carro-bomba que matou mais de 30 pessoas na capital turca, Ancara, em 13 de março, o governo turco intensificou os ataques aos curdos. Os Falcões da Liberdade do Curdistão, uma dissidência do PKK, reivindicaram a autoria do atentado.
A maioria dos curdos, a maior nação do mundo sem um Estado Nacional, vive no Sudeste da Turquia. Por isso, o governo turco tenta impedir a união da região semiautônoma dos Curdistão iraquiana com áreas da Síria tomadas por guerrilheiros curdos.
Um Curdistão independente certamente vai reivindicar a soberania sobre parte da Turquia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário