terça-feira, 22 de março de 2016

Al Chababe mata mais de 70 soldados do Exército da Somália

Depois de tomar temporariamente o campo de treinamento do frágil Exército Nacional da Somália em Laanta Buuro, a milícia extremista muçulmana Al Chababe (A Juventude) matou ontem mais de 74 soldados, informou o boletim de notícias somaliano Shabelle News.

Os jihadistas da Chababe, ligada à rede terrorista Al Caeda, atacaram durante a noite a cidade estratégica de Laanta Buuro, situada a 90 quilômetros a noroeste de Mogadíscio, a capital da Somália, e anunciaram na Internet ter tomado 10 picapes.

Quando o dia amanheceu, o Exército da Somália e a missão de paz da União Africana retomaram o campo, abandonado pelos rebeldes. Durante o tempo em que ocuparam a cidade, tentaram convencer os moradores a não apoiar o governo provisório e a força de paz.

A missão de paz africana está na Somália há nove anos com mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Foi aprovada depois de uma intervenção unilateral da Etiópia (2006-9) para conter os grupos terroristas e a anarquia em que o país afundou desde a morte do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991.

Nenhum comentário: