Um atentado terrorista suicida matou 41 pessoas e deixou mais de 100 feridas numa explosão na arquibancada durante um jogo de futebol amador na cidade de Iskandaria, nos arredores de Bagdá, a capital do Iraque, noticiou a agência Reuters. O Estado Islâmico do Iraque e do Levante assumiu a responsabilidade pelo ataque.
Sob intensa pressão nos campos de batalha do Oriente Médio, sem vitória importantes em combates abertos desde maio de 2015, o Estado Islâmico recorre cada vez mais ao terrorismo, como vimos em 22 de março em Bruxelas, na Bélgica.
Serão necessários anos para derrotar o grupo militarmente no Oriente Médio, prevê a empresa de consultoria e análises estratégicas Stratfor, sem falar nos aliados no Oriente Médio, na África e na Ásia. Para se manter vivo como líder do movimento jihadista o EI precisa realizar mais ataques espetaculares contra grandes capitais do mundo.
Os ataques terroristas contra estádios haviam sido tentados anteriormente, inclusive nos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, quando o Estádio da França, na cidade-satélite de Saint-Denis, onde estava o presidente François Hollande, era um dos alvos. Quando não conseguiram entrar no estádio, os terroristas se explodiram do lado de fora.
É um alerta importante para a Olimpíada do Rio de Janeiro. O Brasil não é alvo, mas várias delegações estrangeiras podem ser.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário