A União Europeia e a Turquia chegaram a um acordo para mandar de volta para a Turquia refugiados e imigrantes que saírem do país e entrarem ilegalmente na Grécia e outros países europeus. A medida entra em vigor neste domingo, 20 de março.
O objetivo é reduzir o número de barcos precários controlados por traficantes de pessoas que tentam cruzar o Mar Mediterrâneo. Os refugiados terão de voltar à Turquia e pedir asilo à UE pelas vias legais.
Em troca, para cada refugiado ou migrante devolvido, um dos 2,7 milhões de sírios será assentado num dos 28 países-membros da UE. Várias organizações de defesa dos direitos humanos criticaram o acordo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário