Centenas de rebeldes da Frente al-Nusra, o braço armado da rede terrorista Al Caeda na guerra civil da Síria, estão fugindo para as províncias de Ambar e Saladino, no Iraque, e outros milhares devem segui-los.
Essa fuga vai criar novos problemas para o Exército do Iraque e milícias aliadas. Nem a Frente al-Nusra nem o Estado Islâmico do Iraque e do Levante faz parte do cessar-fogo em vigor há uma semana na Síria.
A Frente para a Vitória (Jabhat al-Nusra) foi criada pelo Estado Islâmico do Iraque como braço da rede terrorista Al Caeda na guerra civil da Síria. Em 2013, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante decidiu unificar as lutas no Iraque e na Síria. Isso foi rejeitado pelo líder da rede Al Caeda, Ayman al-Zawahiri, levando à ruptura entre a rede o Estado Islâmico, em 2014.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário