quinta-feira, 10 de março de 2016

Colômbia e FARC devem assinar cessar-fogo em 23 de março

A expectativa era de um acordo definitivo. Depois de mais de 50 anos de guerra civil, a Colômbia terá de esperar mais um pouco. No próximo dia 23, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) devem assinar um acordo de cessar-fogo definitivo, informou a Rádio Caracol citando como fonte a ex-senadora Piedad Córdoba.

O negociador das FARC Jesús Santrich confirmou que será apenas um cessar-fogo e não o esperado acordo de paz. Em 9 de março, o presidente Juan Manuel Santos avisou que o prazo para um acordo definitivo, fixado em 23 de março de 2016, poderia ser prorrogado.

Cerca de meio milhão de pessoas morreram na grande guerra civil colombiana iniciada com o assassinato, em 9 de abril de 1948, do então candidato liberal à Presidência da Colômbia, Jorge Eliécer Gaitáin.

As FARC, braço armado do Partido Comunista Colombiano, pró-soviético, aderiram à luta armada em 1964. Se as duas partes conseguirem chegar a um acordo de paz, o próximo passo para a pacificação da Colômbia seria a abertura de negociações com o Exército de Libertação Nacional (ELN), que ainda reluta em aceitar que era das guerrilhas de esquerda na América Latina acabou.

Nenhum comentário: