sexta-feira, 25 de março de 2016

Déficit público cai mas desemprego aumenta na França

A França terminou 2015 com um déficit orçamentário de 3,5% do produto interno bruto, em vez dos 3,8%, anunciou hoje o Insee (Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos). A dívida pública ficou em 95,7% do PIB, bem acima dos 60% recomendados pelo pacto de estabilidade para sustentar o euro. Mas o número de desempregados chegou em fevereiro ao recorde 3,591 milhões, com alta de 1,1% no mês, revelou o Ministério do Trabalho.

Mais de 38,4 mil pessoas perderam o emprego na França no mês passado. Foi mais um golpe no governo socialista, depois de uma leve queda no desemprego em janeiro.

Em 2015, o déficit público foi de 77,4 bilhões de euros ou 3,5% do PIB, depois de registrar 4,8% em 2012 e 4% em 2013 e 2014.

Quando foi eleito, em 2012, o presidente François Hollande prometeu reduzir o desemprego a partir do fim de 2013. Recentemente, disse que não disputaria um segundo mandato, em 2017, se não invertesse a tendência de alta no desemprego.

O partido Os Republicanos, o maior da oposição, acusou o governo de ser "um desastre em matéria de emprego" e "um fracasso contínuo".

No início do ano, Hollande declarou "estado de emergência" contra o desemprego, usando a mesma expressão do combate ao terrorismo.

Uma das propostas do governo é a reforma da legislação trabalhista para facilitar contratações e demissões. Enfrenta resistências no próprio Partido Socialista e entre sindicalistas. Ontem houve mais um protesto de rua para exigir a retirada do projeto. As centrais sindicais convocaram novas manifestações de massa para 31 de março.

Nenhum comentário: